quinta-feira, setembro 29

Filmes vs Livros

AVISO: quem não leu/viu "Uma casa no fim do Mundo" , não leia este post.

Estou a ler "Uma casa no fim do Mundo", de Michael Cunningham, depois de ter visto o filme... Ontem fiz uma corrida contra o tempo; de cabeça mergulhada no livro e rodeada pelo mais absoluto silêncio, espreitava ocasionalmente para o relógio que me dizia já serem horas de dormir... quando gosto do que estou a ler, como agora, não consigo ouvir música. Na minha cabeça ecoam as vozes dos personagens, os sentimentos, uma janela que se parte... é se me sentasse para ouvir as confidências de um amigo de phones no ouvido. faz-me confusão. De uma maneira geral, coloco a música e os livros em universos paralelos, dependendo do quanto me prendem. Adiante... queria chegar à parte em que Bobby e Clare dormem juntos, por ser uma das cenas que mais me emocionou no filme. Cheguei à conclusão que a interpretei de maneira completamente diferente. A partir daí entrei no sprint final, li na diagonal para chegar a outra cena de que gostei muito e que não existe sequer no livro (aquela em que Jonathan se olha ao espelho e vê manchas). O problema está lá, mas contado de maneira diferente. Sei que uma adaptação cinematográfica de um livro não é uma réplica fiel. Diverte-me este jogo do "descubra as diferenças". Ao ver o filme senti-me uma espectadora emocionada; ao ler o livro sinto que entro dentro da cabeça das personagens.

PS - não tem nada a ver com o post. Mas sou uma mulher de palavra e pouco juízo, que não resiste a uma provocação. Pita, amo-te loucamente! lol

8 comentários:

Anónimo disse...

Não vou ler o post por motivos óbvios!

Queres aparecer ô xê cacao esta noite para ver o jogo?!...

PS. Não é necessário levar nada! :p

beijicas,
Sara cacao

Mistinguette disse...

não posso... hoje tenho de ir para casa fazer as malas. beijinhos para a familia Cacao

Tania disse...

fazer as malas..?

Mistinguette disse...

vou emigrar para França. Quero tornar-me uma cantora pimba de sucesso.

Tania disse...

Leva-me contigo. Fazemos uma dupla, tipo alêzinha&tanónó. Boa?

Anónimo disse...

lolol que doidas!rsrs

Bom fim de semana!:) ****

Mistinguette disse...

Doidas, mas com estilo. E pimba! lol Acho que o nome da nossa dupla vai resultar na perfeição, Tanónó :P

Anónimo disse...

Não li o livro não vou ler o post. Não lendo o post, não posso comentar... Ponto final.