quinta-feira, novembro 23

Geografia sentimental

Há dias, um post do meu vizinho Ó fez-me pensar nas pessoas que, por variadas razões, se sentem divididas entre dois ou mais países. Nascida e criada em França até aos 6 anos, noto em mim "francesismos" que 20 anos de vivência em Portugal não apagaram.

Arrisco-me a dizer que os traria comigo ainda que nunca tivesse pisado solo francês, certamente influênciada (e enriquecida) por um quotidiano que transcende fronteiras geográficas e reúne hábitos, expressões e vivências de países diferentes. Como eu existe uma população, transversal nas faixas etária, socio-económica, étnica, etc., que transporta consigo uma mescla de culturas de que não se consegue dissociar.

o único reverso da medalha é metade da nossa casa ser aqui e a outra a alguns milhares de quilometros de distância...!

2 comentários:

Anónimo disse...

E é verdade, essa "mescla" torna-nos pessoas especiais, penso mesmo que mais completos.
Tu parle le français, acompanhada de uma feijoada, eu falo português acompanhado com iambote kitande de máji mandende!

=)

Eu sou assim! disse...

Ó, que insistência nos pratos com nomes estranhos. Eu cá sou português, com pouco orgulho é um facto (e não me venham com patriotismos pois estou sem paciência)!