terça-feira, janeiro 15

Regras

Uma vez disseram-me uma frase que me ficou gravada na memória, "os princípios são feitos para as pessoas e não as pessoas para os princípios", querendo com isto dizer que não devemos adoptar um principio e segui-lo cegamente, haja o que houver.
Penso nisto agora que trabalho com mais regras e vejo as pessoas a comentarem mal alguém foge um bocadinho àquilo; e é no meio desses comentários que se acaba por infringir tudo aquilo que as regras pretendem alcançar: o bem estar individual numa organização colectiva.
Os principios são orientadores, mas quando não são acompanhados de bom senso geram paranóia. A única coisa gira no meio disto tudo é assistir a conversas paranóicas, em jeito de "o céu vai-nos cair sobre a cabeça".

4 comentários:

Sonia disse...

Sabes, é bem complicado para quem estava habituado a ter regras mas sem as mesmas estarem escritas...
É complicado para alguém que se baseava no bom senso próprio e dos superiores.
É complicado para quem ache que certas regas impostas, como a do vestuário não interfere com a forma de trabalhar, nem tão pouco com o bom ou mau desempenho do empregado.
Provavelmente se viessemos de pijama, trabalhariamos melhor... mas isso era radical demais.
Concordo contigo mesmo que não o tenhas escrito com estas palavras...
Poderiamos vestir sempre, mas sempre a ganga, sem que isto interfira no nosso bom trabalho...
Beijinhos..

Sónia R. disse...

Gostei particularmente do final do post, a frase sobre o céu :p

Eu acho que devem sempre haver regras, se ja roupa ou qlq outra coisa, e as mesmas serem seguidas. O problema é quando alguém acha que se calhar determinada pessoa pode eventualmente estar a contornar porventura alguma alínea de alguma regra (a possível confusão da frase é propositada) Acho que existem pessoas com medo que a empresa vá à falência se alguém por acaso o faça num único dia. Na questão da roupa, sabe-se lá se a pessoa naquele dia não tinha mais nada? Era preferível ficar em casa? Então pronto. Se alguém insistir em quebrar as tais regras, ok, está a errar. Mas de resto...

Mas isso em relação a tudo. A roupa, não sei porquê, é o que dá sempre problema nas empresas. Muitas vezes mais do que maus trabalhadores.

Mas basicamente acho que há pessoas obcecadas com as regras que lhes são impostas. Por vezes não têm nexo, mas não importa nada. Nem que seja que se tenham de sentar com a perna traçada, a direita em cima da esquerda.

Pronto... Uma pequena opinião de je :p

Anónimo disse...

A tua sorte é não saberem da existência deste teu "umbigo" senão além da roupa também ias levar "um lembrete" por vires para aqui "postar" :p
As regras sempre existiram e vão existir. O triste é sermos avaliados por vestir ou não a malfadada ganga. Eu própria confesso que proibições sempre me deram vontade de fazer o contrário...aliás ainda hoje estou a infrigir a própria regra da ganga mas, sinceramente, agora que vou fazer 40 anos tenho que ter receio deste tipo de coisas?
Já não tenho idade nem estatuto para isto portanto se quiseres olha "chiba-te" e diz que eu quebrei as regras.
(será que o céu me vai cair sobre a cabeça? lol)

Mistinguette disse...

O nosso umbigo nunca deixa de ser nosso, ainda que os outros saibam da sua existência...