quinta-feira, abril 20

Contribuir para...?

A Cláudia é uma jovem trabalhadora que decidiu comprar casa porque a vida a forçou à emancipação; há aproximadamente dois meses encetou uma caça à casa perfeita a preço razoavel. Escolheu uma que não era o que sonhara, numa freguesia de que não gostava. A Cláudia não tem fiadores, como tal teve de bater a muitas portas até conseguir encontrar um que lhe fizesse uma simulação com essa condição, a Caixa Geral de Depósitos. Passados alguns dias, é contactada por uma representante da CGD que afirma não ser possível conceder um empréstimo sem fiador.

Estou confiante que a Cláudia vai conseguir comprar casa, apesar dos obstáculos. Conseguiu ficar efectiva na empresa, faz horas extraordinárias com demasiada frequência, o que a obriga a sair tarde da empresa e chegar às 22h, 23h a uma casa onde está temporariamente; apesar de ter carro, tem o bom senso de se deslocar de transportes.

Não me corre nas veias sangue reaccionário, mas não consigo deixar de sentir revoltada. Existem tantos apoios para gente que não trabalha e se limita a procriar e traficar (e não estou com isto a querer atacar a imigração; há parasitas de todas as formas e feitios), que é quase um desencorajamento para quem quer e tenta viver de forma honesta. Já o disse e repito, se dependesse de mim deixava de pagar impostos. Geria os meus males e mazelas sozinha, porque isto de ser contribuinte já teve melhores dias...

10 comentários:

Ó disse...

Nisso concordo plenamente contigo. O grande mal das sociedades Europeias é precisamente o pouco apoio que dão a quem precisa de iniciar uma vida, enquanto grande parte do bolo é encaminhado para quem já a iniciou há muito... Por isso os países estão a ter tantos problemas de sustentabilidade da segurança social, pois o número de contribuintes será cada vez menos dadas as barreiras que os jovens têm todos os dias ao ínicio de vida independencte.

Anónimo disse...

... a quem o dizes... :/

Eu sou assim! disse...

Sinto isto como um desabafo teu, só e unicamente isso.
Igual ao teu (desabafo) muitos outros portugueses incluindo eu o têm dia após dia.
De facto, até tenho pena dos velhinhos com reformas de 30 contitos, que mal dá para o pão de cada dia.
Mas perdoem-me esses mesmos velhinhos, mas mais pena tenho eu dos jovens que queimam as pestanas durante anos em busca de um sonho e que contra a vontade acabam no desemprego. (quem sabe um dia, como eu!)

Mais pena tenho daqueles e esses sim, que batalham todos os dias por um futuro melhor, isto porque, os tempos de hoje não são fàceis, e não quero com isto dizer que antigamente era melhor, bem pelo contrário.

E porque infelizmente a situação não tende a melhor, e porque infelizmente a esperança média de vida cada vez é maior, e porque a contenção de despesas neste país não existe, e porque continuamos e assim o iremos ser ainda por longas décadas os mais atrasados da Europa, não só a nivel económico e social como também no que toca a mentalidades, é por tudo isso e muito mais que eu, um dia, pretendo mudar de ares.

[non-conformist]

neva disse...

é realmente revoltante. e ainda há quem ganhe casa sem nada fazer, só pq é uma nodoa da sociedade e não faz planeamento familiar. não há mesmo forças para viver neste país.

ellla disse...

Eu nao me conformei de viver uma miseria, percebi que, por mais tenhas razao E todos estejam de acordo contigo n-i-n-g-u-e-m levantara a mao do teu lado para melhor, nao pela preguiça ou cobardia, implica muito mais do que esforços... Entao fui para um pais que me abrisse mais oportunidades, mas tal acto nao implica mais perspectivas, aqui (paris) es acompanhado,nao sofreras de fome, ou de habitaçao, ou desemprego, e nao por tanto é um pais que te abre portas, quando se chega aqui ja 1000 000 vieram, seja para saidas profissionais, parasitas que querem vida facil e numa grande cidade te apercebes que es pequeno, mas se screditas em ti tudo podes com muita astucia/ inteligencia, muito esforço e muita cunha....
Injustiças e corrupçao existiu existe e existira, impostos eram ja pedidos sempre.Duma forma ou de outra os impostos sao justificaveis, os fins deveriam ser para uma boa causa bla bla bla
SE a engrenagem da sociedade fosse gerida com um olhar puramente simplista,mas coma mesma autoridade acredito que a felicidade seria partilhada para uma grande maioria

Mas como tal difficilmente acontecera, TENTO viver o que sempre se viveu "todos ao molhe e cada um por si", com uma consciencia limpa de forma a dormir todos dias. E descobri que a vida é maior dadiva, se tens a oportunidade de aproveita la fa lo, homens perfeitos nao existem, herois é a mae que abdica da sua vida para ti,do professor que ama sua profissao e que ajude o jovem a achar uma saida para sua vida, é o teu amigo que te disse que ajudava quando pensavas que tavas na merda para sempre

Partimos do mesmo, "stars", sao so bonecos para a nossa diversao
Grandes cidades, luzes da ribalta,burguesia,profissao de estatuto é apenas um cenario legitimo de pertencer, mas nao por tanto mais importante
jinhos

ellla disse...

resumindo: Acho que divaguei um cadito lolololol

Mistinguette disse...

Disseste merda no meu blogue?! já para a prisão, e não recebes dinheiro da próxima vez que passares pela casa partida :P eu não quero um tratamento especial, não quero ser star. Quero justiça. é verdade que aí pelas Franças existem muitas parasitas, mais que em portugal (proporcionalmente falando) e que tem mais regalias que os parasitas de cá. mas em portugal que vivo e é com as injustiças de cá que me revolto, porque é para o governo português que eu contribuo...

ellla disse...

o ki kirio dicir, é que a justiça nunca ha-de existir, é mais um sonho do que outra coisa. O que tu ves, todos veem, contrbuis para qualquer coisa sim, mas o que junta todas as "contribuiçoes",aproveita-se. Claro que as coisas nao sao tao ao de leve como eu faço parecer,mas tenta la mudar o "portugal que vives", uma vila sequer.
O mal nao esta so no sistema ,o ser humano é mau, os parasitas o provem, como colegas,etc...
Stars foi "arroto" mesmo lolol
queria mostrar a importancia de valores e de estatutos de sociedade

Anónimo disse...

Quanto mais dinheiro se tem, mais conhecimentos se têm,mais facilidades se têm... Nada mais simples. As regras e burocracias são a pensar nos "pequeninos" que não têm para onde se virar nem que mais fazer. Quem tem não tem um décimo das preocupações dos outros. O estado, contribuições, impostos... Tudo se contorna quando se pode. Eu não tenho o mais importante, não posso contornar, restam-me as preocupações.



(será que isto ficou muito confuso?...)


Sónia R.

ellla disse...

fada do lar? tou eu a ajudar limpar a casa do meu boy, ta pior que a minha!! alguem se candidata?
damos uma recompensa se achares as cebolas que compramos ha coisa de2 semanas :)