segunda-feira, janeiro 22

Deturpar ou detorpar

Escrevi mal a palavra deturpar no último post - já corrigi entretanto. A i. alertou-me para isso este fim-de-semana e fê-lo discretamente, porque isto de corrigir alguém em frente a terceiros tem muito que se lhe diga. Podes e deves continuar a fazê-lo e tens o meu consentimento para o fazer em público de futuro :)

(Do lat. deturpáre, «desfigurar»)
v. tr.,
modificar, alterar para pior;
desfigurar;
desfear;
corromper;
adulterar;
tornar torpe.

Não gosto de errar, mas prefiro errar e aprender a permanecer na ignorância... neste caso em particular nem me passou pela cabeça que estaria errada, por isso não me dei ao trabalho de consultar o dicinário. O que nos vale nestas alturas é a exposição que a nossa escrita "sofre". Obrigada, i.!

8 comentários:

Ó disse...

Assim se escreve bom português!

Helder Robalo disse...

Cara Mistinguette, discretamente, escreve-se dicionário ;)

Movimento Pela Net Mais Barata disse...

deturpar é o que fazem os tipos que nos enviam as contas da net para casa! Esses é que nos fazem sofrer! A sério não há pachorra, há por aí muita gente que comete erros de gramática, mas com as nossas moedinhas... ui ui
isso é que dói no bolso!
manifestem-se no nosso blog!

sapatilha rota disse...

Graças a ti deixei de descriminar para passar a discriminar como se não houvesse amanhã ;)

Mistinguette disse...

movimento pela net mais barata? mas de onde é que isto apareceu? lol não vou corrigir, para provar mais uma vez que errar é humano :P

Anónimo disse...

A minha miúda é tão esperta, pá! Tudo bem que escreve "dicinário", mas... (kidding!)

Este erro nem considero grave. Fas-me é comfusão quem cométe errus assim :s Palavras não muito presentes na nossa escrita ou leitura se calhar tornam-se mais... Mais dúbias. Tenho de ler mais, por falar nisso...



ps: Adoro-te, e só queria deixar aqui um beijo à minha mais-que-tudo :*

ellla disse...

ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh socorro um post novo plz

jinhos de tua mana discreta

ellla disse...

ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh socorro um post novo plz

jinhos de tua mana discreta