quinta-feira, janeiro 18

Engolir sapos...

... faz parte da vida e não nos tentemos convencer do contrário. Por mais desagradavel e injusto que possa ser, ajuda-nos por vezes a prosseguir sem metade das chatices e confusões que advêm da "lavagem de roupa suja". Há ocasiões em que é pura e simplesmente impossível falarmos daquilo que nos desagrada; primeiro, porque não vamos ser ouvidos e, por conseguinte, compreendidos; depois, nada do que dissermos vai corrigir o que está errado; por fim, podemos ainda ter o azar de passarmos pelos vilões da história ou de deturparem as nossas palavras.


Infelizmente, isto de engolir sapos não é só vantagens... deixa-nos como que um gosto amargo de hipocrisia e cinismo na boca, por não estarmos a ser transparentes com alguém. Por mais que esqueçamos e perdoemos, aquela aresta ficará sempre por limar.


Não faço disto regra na minha vida, claro. Penso que as ocasiões que referi devem ser excepções porque na maior parte das vezes ser frontal (com o tacto e bom senso adequados à pessoa/situação, senão tornamo-nos meramente brutos) é enriquecedor para as partes envolvidas. Há que conversar, esclarecer malentendidos, não ter medo de dar o braço a torcer...
E não perder a boa-fé nas pessoas.

5 comentários:

Eu sou assim! disse...

Acho que disseste tudo e acredita que faço um esforço diário para por em prática tudo isso. Às vezes é muuuuito dificil, outras nem tanto. Sempre achei que seria mais importante estar bem comigo e sentir que fiz o melhor possivel e claro, ser sincero com todos à minha volta. Mas actualmente e com outra maturidade sou obrigado a agir de outra forma. É dificil por vezes ser-se racional e no espaço de milésimos de segundo raciocinar e adoptar uma postura de mais valia, ufa.

Thiago disse...

Essa é uma das grandes lições que a vida nos ensina...a arte de saber engolir sapos...

Sonia disse...

Tenho a mesma opinião que tu.
Sabes... Disseste memo tudo.
Infelizmente vivemos num mundo inundado de cinismo, maus hábitos e pessoas más.
Contigo não preciso de o fazer, pois mostraste-me que és uma pessoa impecável, dizes o que tens a dizer. Não escondes.
Com outras pessoas eu posso mostrar-me com duas caras.
Infelizmente eu ouvi algumas coisas (depois gostaria de falar contigo sobre isso) que não gostei, outras que não me surpreenderam e outras que digo que ainda bem que ouvi.
Pelas costas dos outros, vemos as nossas.

Ó disse...

Não me leves a mal, mas quando li o teu post, lembrei-me da Maria Armanda. :p
E não é que já todos "vimos sapos"...

esquizoide disse...

não tens que engolir sapos, basta que te mantenhas verdadeira a ti mesma e aquilo em que acreditas. não deves nunca abrir mão disso.

o mundo pode querer sujar-te, mas mesmo não querendo entrar em conflito ou mesmo querendo evitá-lo, pode sempre não o permitir.

por outro lado, há pessoas surdas e cegas ao mundo que os rodeia e à realidade como ela é... aí não é questão de engolir sapos, mas sim de resistires à tentação de debater os moinhos.

**