quarta-feira, outubro 1

Carta de condução

Quem tirou a carta de ligeiros há muito, muito tempo apanhou processos de avaliação bastante diferentes dos meus. Continuam a existir as avaliações teórica e prática, mas até chegar à fase de me candidatar ao exame de código há muito que penar...

Começo por assistir às aulas de código e a partir das primeiras 8 aulas posso marcar a minha primeira avaliação referente ao primeiro tema do código (sinais, vias, estacionamento e paragem, ultrapassagens, etc). Depois de aprovada (é uma prova de 30 perguntas/máximo 3 erros, tal e qual o exame - a diferença é que só tem perguntas do primeiro tema), inicio a condução + estudo do restante código. Depois, tenho de fazer a segunda avaliação e passar. Posso candidatar-me ao exame tendo: 1ª avaliação + 4 aulas de condução no simulador + 4 aulas de condução no carro + 2ª avaliação + mínimo de 28 aulas de código assistidas (e não apenas assinadas).

Neste momento, passei a minha primeira avaliação e tive aulas no simulador pela 1ª vez hoje. É UMA SECA!! Pensava que teria um instrutor comigo para simular numa máquina o que vou fazer no carro. Pois bem, a única coisa a que tive direito foi uma disquete (sim, leram bem! Uma disquete, aquela coisa da pré-histórica) para gravar os exercícios e módulos que a máquina debitou durante 50 longos minutos em tom monocórdico.

Saí de lá a chorar de sono... Imaginem o que é estarem sentados perante um ecran que vos mostra como colocar a 1ª mudança, mudar da 1ª para a 2ª... até à 5ª, com direito a pedais e tudo, e depois repete a lenga-lenga inversa. A única emoção que aquilo tem é quando nos enganamos e a máquina repete sem parar e em tom de alarme "tem os máximos ligados!tem os máximos ligado! tem os máximos ligados!".

5 comentários:

Andre disse...

AHAHAHAHAHAHAH!!! Nem acredito! 2 exames teóricos?! what the f?! aulas de simulação?!?!?! cada vez pior! Não sentes que te tratam como uma... burra? Se tirar a carta já era demorado... com essas mariquices todas deve ser bem pior!
Caredo!
Fico a torcer por ti e para que não desistas!
Ah, e parabens por teres passado na primeira avaliação!
Beijoooooooo!

Eu sou assim! disse...

LOOOOL

Epá, poupem-me o espirito! Volto a dizer, é por estas e por outras que não tiro a carta. Não, ainda não tenho paciência! Já me basta de ciclomotores.

Quanto a ti, boa sorte. :P

Anónimo disse...

Tens que ver pelo lado positivo.
Imagina que terias que te submeter ao polígrafo do programa da Teresa Guilherme, para atestar realmente que reunes condições para conduzir um veículo.
Do que eu me livrei.

JFFR disse...

Também estou a tirar o código, mas raramente consigo lá ir

Sónia R. disse...

Repetindo o meu comentário lá de baixo, só posso dizer uma coisa: ainda bem que já tenho a carta, ou tava lixada... Lixadíssima, quero dizer!

Mas estás a tirar e a ir, é o importante :)

Agora vai-te preparando, que os primeiros tempos de condução (já com carta) vão ser como o simulador. Toda a gente que fôr no carro gritará coisas como "olh'á curva!", "está vermelho", trava, trava,trava", "estás muito à direita", "'tão e as luzes?", entre outros. Mas faz parte. E será bom sinal! Sinal que a carta já está.

Entretanto, lá vais passando por esse processo tirado de uma qualquer mente que devia estar a escrever algo como Os Perdidos. Ninguém percebe nada daquilo, e dá voltas e mais voltas...


p.s.: se este comentário não estiver nada de jeito é por causa do sono. mas já tinham passado 4 dias e eu sem escrever! aproveitei.

beijinho :)