domingo, novembro 23

Precariedade é...

Trabalhar ao fim-de-semana para ganhar trocos extra e levar com cócó de pássaro em cima.

Crises

A empresa em que trabalho presta serviços de CRM (Customer Relationship Management) à Indústria Farmacêutica e conta no momento com este cenário:

"A Indústria Farmacêutica (IF) está a redimensionar os negócios e, só em Portugal, desde o final de Setembro, contam-se mais 480 desempregados. "

Artigo completo Fonte: RCM Pharma

CINCO EXEMPLOS DE DESPEDIMENTOS NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

1.Pfizer foi a pioneira há quase dois anos
"...No ano passado, saíram da Pifzer mais de 20 pessoas, das 450 que trabalhavam na maior farmacêutica do mundo. É possível que haja, brevemente, mais saídas. .."

2. Medinfar já despediu 20%
"... Nos últimos dois anos, saíram da minha empresa cerca de 100 pessoas, de um total de 400 trabalhadores", diz o líder da Apifarma. Assim, a empresa passou de 400 para 300 colaboradores...."

3. Glaxo já dispensou 40 dos 200
"...Foram duas saídas em dois tempos. "Já fomos obrigados a dispensar 20 trabalhadores no princípio do ano e este mês fomos obrigados a fazer nova redução de 20 trabalhadores", disse o presidente da Glaxo Smith Kline ao Diário Económico. .."

4. Novartis vai "adiar até ao limite"
"Estamos a emagrecer a empresa em todo o lado, à espera que não seja preciso cortar novamente", diz o porta-voz da Novartis, que em Portugal tem cerca de 200 trabalhadores. Luís Rocha afirma que só saíram "cerca de uma dezena de colaboradores, no princípio do ano"..."

5. Sanofi-Aventis reduz-se em 25%
"...A perda de patentes em produtos-chave, a pressão para uma forte redução dos custos em saúde, o fim de uma importante parceria na promoção de um medicamento e a crescente e rápida penetração dos genéricos" são as medidas apresentadas pela empresa ao Diário Económico para a dispensa de 90 dos cerca de 400 trabalhadores. .."

Artigo completo Fonte: Apifarma

terça-feira, novembro 18

Cenas do quotidiano

Sou uma mulher emancipada, traço o meu caminho a pulso, construo projectos pessoais e profissionais. Penso e ajo com maturidade. Assumo responsabilidades. E, no meio de todo este cenário de pessoa adulta, também berro com a Mia (gata peste) por tentar comer a impressora, o carregador de telemovel, os dossiers, e, basicamente, tudo o que o se limite a existir.

domingo, novembro 2

Resumo da minha semana

Segunda e Terça-feira: ida para Coimbra e depois Porto. dormi 3 horas de segunda para terça.
Quarta-feira: aniversário do d.; a amizade suplanta e faz-nos esquecer qualquer cansaço.
Quinta-feira: queda de mota e noitada no trabalho.
Sexta-feira: dores, trabalho, dores, tentativa de começar um trabalho que me tinha compometido a fazer, dores.
Sábado: dormir e dores.
Domingo: dormir e fazer o tal trabalho, felizmente já sem dores.

Mereço que esta semana seja melhor!

segunda-feira, outubro 6

Brinquedos são caros

Para as nossas miúdas não se entediarem, decidimos comprar-lhes um brinquedo à maneira. Descobrimos que paus e tábuas, quando montados em conjunto e agrafados a carpete, custam um balúrdio. Pior ainda foi chegar a casa e perceber que o que elas mais gostam custaria 2 euros, se tanto, comprado avulso (está assinalado a vermelho na imagem). É um tufo de pêlos preso a uma mola.... Ingratas!


Aulas no simulador

Amanhã vou ter a minha 4ª e última aula no simulador. Às vezes tento imaginar que raio fica escrito naquela disquete que grava a explicação dos módulos + exercícios e imagino algo deste género:

*data: 20081004; hora: 14:10:09; módulo: mudança de direcção.
*data: 20081004; hora: 14:12:15; exercícios mudança de direcção.
*data: 20081004; hora: 14:13:25; ACIDENTE!!
*data: 20081004; hora: 14:13:37; ACIDENTE!!
*data: 20081004; hora: 14:14:08; ACIDENTE!!
*data: 20081004; hora: 14:15:40; módulo mudança de direcção terminado. um ceguinho conduzia melhor do que tu.
*data: 20081004; hora: 14:15:59; módulo: ultrapassagem.
*data: 20081004; hora: 14:19:15; exercícios de ultrapassagem.
*data: 20081004; hora: 14:20:57; ACIDENTE!!
*data: 20081004; hora: 14:21:37;
ACIDENTE!! IA MATANDO AS PESSOAS INOCENTES QUE CIRCULAVAM NAQUELA ESTRADA!
*data: 20081004; hora: 14:24:40; módulo de ultrapassagem terminado. por favor, chumbem-me esta aluna.

quarta-feira, outubro 1

Carta de condução

Quem tirou a carta de ligeiros há muito, muito tempo apanhou processos de avaliação bastante diferentes dos meus. Continuam a existir as avaliações teórica e prática, mas até chegar à fase de me candidatar ao exame de código há muito que penar...

Começo por assistir às aulas de código e a partir das primeiras 8 aulas posso marcar a minha primeira avaliação referente ao primeiro tema do código (sinais, vias, estacionamento e paragem, ultrapassagens, etc). Depois de aprovada (é uma prova de 30 perguntas/máximo 3 erros, tal e qual o exame - a diferença é que só tem perguntas do primeiro tema), inicio a condução + estudo do restante código. Depois, tenho de fazer a segunda avaliação e passar. Posso candidatar-me ao exame tendo: 1ª avaliação + 4 aulas de condução no simulador + 4 aulas de condução no carro + 2ª avaliação + mínimo de 28 aulas de código assistidas (e não apenas assinadas).

Neste momento, passei a minha primeira avaliação e tive aulas no simulador pela 1ª vez hoje. É UMA SECA!! Pensava que teria um instrutor comigo para simular numa máquina o que vou fazer no carro. Pois bem, a única coisa a que tive direito foi uma disquete (sim, leram bem! Uma disquete, aquela coisa da pré-histórica) para gravar os exercícios e módulos que a máquina debitou durante 50 longos minutos em tom monocórdico.

Saí de lá a chorar de sono... Imaginem o que é estarem sentados perante um ecran que vos mostra como colocar a 1ª mudança, mudar da 1ª para a 2ª... até à 5ª, com direito a pedais e tudo, e depois repete a lenga-lenga inversa. A única emoção que aquilo tem é quando nos enganamos e a máquina repete sem parar e em tom de alarme "tem os máximos ligados!tem os máximos ligado! tem os máximos ligados!".

segunda-feira, setembro 29

Este blog não morreu

Contrariamente ao que possa parecer, este blog não morreu. Falta-me vontade de escrever e sinto não ter grande coisa para dizer... E agora que perdi o ritmo de postar, não sei muito bem o que escrever.

Bem, posso dizer que tenho 76237687 arranhões novos desde o meu último post porque a Mia (vulgo peste - é a gata que adoptei recentemente) arranha tanto quanto respira.

Tenho ido às aulas de código, estudado um bocadinho e feito testes. Há perguntas que parecem ter sido pensadas para lixar o exame a uma pessoa, e que temos de entrar na cabeça de uma pessoa perversa para perceber qual a resposta certa.

Comprei um impermeavel de 1,50€ no chinês para me proteger da chuva enquanto ando de mota mas tenho de encontrar algo melhor porque suspeito que aquilo vai fazer efeito "balão". Pelo menos não passarei despercebida aos outros condutores quando passar por eles disfarçada de balão azul gigante dotado de capacete laranja no topo. Por falar em mota, vou ver o que se deve fazer quando a luzinha do óleo acende - acendeu hoje.

Até breve (espero)!

segunda-feira, julho 7

Yuna & Mia

Ainda não postei sobre o membro mais recente desta família. Hoje decidi apresentá-lo aqui com foto e tudo, tarefa nada fácil...



take 1: uma foto só com a Mia(assim até parece fofinha e querida mas não se deixem enganar pelas aparências. É terrível!)

take 2: lembrei-me que seria giro fotografá-la com a Yuna:


take 3: como as gatas não percebiam a importância de estarem juntas e quietas enquanto olhavam para a objectiva, decidi dar uma ajudinha:

take 4 (e último): isto foi o melhor que eu consegui...

quinta-feira, maio 29

Boa bloguista a casa retorna

Depois de 3 anos de ausência, eis que temos entre nós novamente a Joaninha ! Quem ler isto faça o favor de lhe dar as boas-vindas para a rapariga não fugir de novo :P

segunda-feira, maio 19

Parabéns

Ao meu amor, que passemos muitos e muitos aniversários lado a lado :)

Amo-te, muito!

quinta-feira, maio 8

LinkedIn

Não sei se estão familiarizados com este site, mas para quem não está e na falta de uma explicação melhor, diria que é um Hi5 "profissional", onde criamos um perfil com a nossa formação curricular, experiência profissional e em vez de amigos temos conexões, podemos recomendar alguém, etc, etc..

Recebi no início desta semana um convite para criar uma conexão com um dos meus colegas e agora tenho andado por lá a actualizar o meu perfil. Cheguei à triste conclusão que não tenho muito para escrever lá.

Sinto-me deste tamanho quando consulto os outros perfis.

terça-feira, maio 6

Palavras/frases/expressões que me causam urticária

- Brincadeirinha;

- Lolada;

- Lolada mix;

- Peúgos (esta foi só para provocar uma pessoa);

- truxe (em vez de trouxe);

- ténhamos (em vez de tenhamos);

- fostes;

- fofa (quando se dirigem a mim);

- querida (idem);

- mandei-a/o fazer (tudo se pede, ninguém é escravo de ninguém);

- o seu saldo é inferior a...;

- retire o seu dinheiro (porque o oiço sempre na rua e a alto e bom som);

- Filha, este material não magoa os pés (ler o post anterior).

Dor

Ontem experimentei os elegantes sapatos oferecidos pela minha querida mãe - "Filha, este material não magoa os pés!", disse ela. Calcei-os e pensei, "Ai! Este dedinho está a queixar-se. E este. E mais aquele!...". Pus os sapatos de lado e experimentei duas camisas. A preta era gira, mas a camisa-azul-que-sufoca-os-braços-quando-os-dobro ficava melhor com as calças-com-a-baínha-por-fazer e os sapatos-que-magoam-os-pés.

Depois de imaginar este ensemble tinha de o experimentar por isso toca a fazer a baínha! Duas horas e dois olhos estoirados mais tarde, vesti-me, calcei-me e assinei a minha sentença: levaria o belo conjunto vestido/calçado no dia seguinte.

Posso garantir que foi um dos dias mais dolorosos da minha vida! Terminei o dia de trabalho trazida de carro até à porta de casa pela minha chefe, fiz a viagem descalça e descalça saí do carro. Mal cheguei a casa, tirei logo a camisa para que o sangue pudesse voltar a circular nos meus braços.

O mais estúpido é que me lembro de, há não muito tempo atrás, aconselhar sabiamente a Paulinha o que fazer para evitar/atenuar dores ao calçar sapatinhos de senhora. MAS ONDE É QUE EU ESTAVA COM A CABEÇA?!

terça-feira, abril 22

As brikós da Tika

Admiro as pessoas que têm a capacidade de criar, que é o caso da Marta. Para quem estiver a pensar comprar qualquer coisa gira e original (na verdadeira ascensão da palavra), espreitem as bricolages da Tika .

Vejam, comentem e encomendem à vontade!

segunda-feira, abril 21

Aventuras e desventuras

Não tenho escrito, apesar de pensar pensar nisso com frequência. Desde a gata que se lembrou de se atirar do meu andar alto quanto baste, até uma saga com as finanças que me rapinou a carteira e valeu por mil lições, não me têm faltado assuntos para escrever.
A Yuna - essa bela criatura que me chegou às mãos quando caiu para o pátio do meu trabalho, resolveu fazer das quedas carreira e atirou-se do meu 2º andar que nunca me pareceu tão alto como agora. Neste momento tem a pata partida e mais uma quantas maleitas resultantes do tratamento que tem de seguir. Se mandasse nestas coisas de comunicação entre espécies, tornava possível explicar à minha gata que ela não tem de passar o dia a desfazer a tala como se fosse o seu inimigo nº1; que o funil que a torna tão triste só está lá porque ela lambe o medicamento que lhe cicatriza as feridas; que eu não lhe ponho gotas nos olhos só porque me apetece; que ela tem tem de parar quieta quando lhe ponho gotas porque eu não tenho jeito para essas coisas e em vez de demorar 5 segundos massacro-a durante 5 minutos, 3 vezes por dia; que não sofro de tara alguma quando lhe meto o termómetro no rabinho, são ordens do médico; e já agora, que escusa de olhar daquela maneira para mim quando está com cio, que as minhas obrigações para com ela não incluem nada de libidinoso!
As finanças - acho que não preciso de dizer muito, só queria referir que pagar impostos dói. Muito.
Os mais recentes acontecimentos obrigaram-me a despertar aquela veia mais responsável que só tem sido usada no trabalho. Pois bem, não me adianta de muito ser óptima no trabalho e medíocre nas minhas responsabilidades extra laborais, porque não compenso uma coisa com outra...

quinta-feira, março 6

Obrigada, D's


Toda eu cheiro bem com a prendinha que me ofereceram! (aqui fica uma delas)

segunda-feira, fevereiro 18

Momentos na Serra



Ainda não tinha tido oportunidade de escrever sobre o fim-de-semana relâmpago na Serra da Estrela, que teve tanto de bom como de rápido. Quando dei por mim, estava novamente de regresso a Lisboa...

(ficámos numa casinha em pedra linda, dentro de uma quinta com cães miúdos e graúdos, ovelhas e outros animais que vou mostrar mais abaixo. O pijama ficou num estado lastimável mas continuo a achar que valeu a pena!)



(3/4 do gang - o restante estava por trás da máquina a tirar foto)


(alguém a fazer asneira)

(alguém arrependido de fazer asneira)

(os putos do gang)

(o D. apanhado em flagrante a tentar alimentar o gato-que-não-parava-de-miar-porque-alguém-o-deixou-entrar-em-casa)


(capitão gancho ao ataque)

domingo, fevereiro 3

VRUUUMMMMM!!!!

Apresento-vos a nossa mais recente aquisição! É linda e estamos a dar-nos muito bem. Só não me dou muito bem ainda com os sinais de trânsito. Há bocadinho ignorei dois que estavam pertinho um do outro. Um a indicar que obrigação de virar à direita e outro de sentido proibido, ambos referentes à mesma rua. Felizmente, não guio sem supervisão e a minha pendura mandou-me logo parar. Portanto, acho que vou continuar a praticar na minha praceta e ler o código entretanto, para ver se começo a levar a sério a sinalização... Aqui ficam duas amostras da noite de hoje (nota: estava um frio do caraças!)


quarta-feira, janeiro 30

Que bem que isto me sabia...


e era merecido...! (este blog é meu, tenho o direito de me fazer de coitadinha)
Entretanto, e isto não tem nada a ver com a foto anterior, enquanto pesquisava uma imagem paradisíaca de descanso, encontrei outra que me fez lembrar da minha viagem à Serra da Estrela (está quase!):


Aproveito para alertar os meus companheiros de viagem que estão proibidos de me empurrar encosta abaixo para me ver rebolar na neve, ok?!

quinta-feira, janeiro 24

Memórias

Estava a ver o blog da minha mana (já escrevias algo novo, não?) quando me pus a pensar no seu ombro deslocado. E depois lembrei-me de uma vez que ela se distraiu, bateu com a vista em qualquer coisa e ficou com um derrame enorme. E ainda da outra vez que estava com frio e pôs as mãos nos bolsos com tanta força que fez uma nódoa negra a virar para o hematoma. Tenho saudades destas aventuras dela...
A minha mãe, por seu lado, era especialista em arrastar sozinha movéis e pedras decorativas pesadíssimos porque achava que "ficavam melhor na outra parede", para a seguir pintar a casa sem tapar nada, deixando tudo pintalgado de tinta. E depois passava uma semana dorida e coberta de nódoas negras, ao ponto de parecer sofrer de maus tratos... Mas mau, mau, era se nessa semana ela via um móvel, madeira, pedra, pedacinho de palmeira, espelho, candeeiro, etc. que quisesse levar para casa e restaurar/usar para decoração. Aí atingíamos o climax: era vê-la despenteda com roupa de bricolage, decorada de nódoas negras e salpicos de tinta, à beira de lixo alheio enquanto as filhas fingiam não a conhecer, afastando-se sorrateiramente.

quarta-feira, janeiro 23

Defeitos

Existem defeitos que toleramos em nós mesmos, achamos uma certa piada e sabemos fazerem parte da nossa identidade. Eu sou distraída, sempre me conheci assim e não me importo. Já estou habituada a a criar lembretes, colar post-it's, não ser capaz de reproduzir uma conversa, franzir o sobrolho porque me lembro vagamente daquilo que estão a falar, etc.. Torna-se complicado sobretudo para a minha cara-metade que tem de se lembrar das coisas a dobrar (felizmente tive sorte e estou com alguém que tem memória de elefante).
Para além destes defeitos "benignos", existem aqueles que não têm nada a ver com o resto do nosso caractér. Parecem estar dissociados de nós e pertencerem a outra pessoa. Esses são os que eu de-tes-to.
Um desses defeitos "malignos" consiste em responder às perguntas que me fazem, quando por vezes devia dizer simplesmente para perguntar a quem de direito. Isto é chato quando as respostas acabam por expor a vida de terceiros. Sei assistir a uma conversa onde teria 1001 oportunidades para contar coisas sem me descair, mas tenho muita dificuldade em me esquivar a perguntas descaradas. Está na altura de aprender.

terça-feira, janeiro 15

Regras

Uma vez disseram-me uma frase que me ficou gravada na memória, "os princípios são feitos para as pessoas e não as pessoas para os princípios", querendo com isto dizer que não devemos adoptar um principio e segui-lo cegamente, haja o que houver.
Penso nisto agora que trabalho com mais regras e vejo as pessoas a comentarem mal alguém foge um bocadinho àquilo; e é no meio desses comentários que se acaba por infringir tudo aquilo que as regras pretendem alcançar: o bem estar individual numa organização colectiva.
Os principios são orientadores, mas quando não são acompanhados de bom senso geram paranóia. A única coisa gira no meio disto tudo é assistir a conversas paranóicas, em jeito de "o céu vai-nos cair sobre a cabeça".

sexta-feira, janeiro 11

Há coisas lixadas...

E uma delas é subir de escalão no IRS por um aumento de meia dúzia de euros. Enfim, algum dia teria de ser...

Até agora o ano 2008 tem-se revelado mais optimista que 2007, provavelmente porque não tenho tido tempo para me coçar, quanto mais para pensar nas mazelas da vida...! Ainda não me habituei ao novo local de trabalho,mais propriamente à minha sala. Somos muitas pessoas para um espaço tão pequeno o que faz com que haja mais barulho, confusão, interrupções, etc.. Juro que há alturas que só me apetece bater em alguém!

Esta semana passou a correr. Quando dei conta era sexta feira e estava na hora de sair! O momento alto da minha semana foi quando um senhor veio tirar dúvidas comigo. O senhor em causa tinha 2metros, sem exagero. Perceberam? 2 metros, momento alto? (se depois de lerem o trocadilho tiverem o impulso de me dizer coisas desagradáveis, lembrem-se por favor que é preciso ter coragem para escrever uma piada destas. Além disso é tarde. E eu estou cansada.)

segunda-feira, janeiro 7

Tenho uma coisinha nova

Se olharem para a vossa direita, poderão ver que tenho uma coisinha nova no blog que por um lado me vai ajudar a não perder de vista um objectivo que tracei de tirar a carta até ao final de Junho de 2008, e por outro vai ajudar-vos a saber que a partir dessa data há que ter cuidados redobrados na estrada uma vez que estarei por lá!

quarta-feira, janeiro 2

Ano novo!

Pois bem, eis que o ano 2007 chegou ao fim. Se tivesse de o descrever, compara-lo-ia a um filme que nos mantém na expectativa durante 3 horas e acaba num ápice, sem que tenhamos tido tempo de saborear e digerir o final.

Mas se olhar para trás sou forçada a admitir que 2007 esteve longe de ser um ano estéril, quer para mim, quer para os meus próximos. Por isso entro em 2008 feliz e contente, com vontade de viver mais bons momentos, mais felicidade, mais.

Acho que a única coisa que precisa de entrar nos eixos em 2008 são os meus projectos pessoais, aquela coisa coisa com cheiro a bafio que arquivei há muito tempo atrás.

Feliz 2008 a tod@s!