terça-feira, outubro 31

Referendo da discórdia

Ontem vi o "Prós e Contras", que debateu o referendo sobre a despenalização do aborto. Tenho pena que a discussão se tenha prolongado até tão tarde, em parte porque o público teimava ora em bater palmas ora em vaiar os interlocutores... Sinto-me mais esclarecida e pretendo não repetir o mau exemplo que dei no último referendo. Não votei... Enquanto cidadã e mulher, sinto-me culpada.

Sou a favor da despenalização, embora não concorde com algumas das mudanças que esta lei pretende implementar, nomeadamente as elevadas verbas que vamos gastar (não tenho números concretos, foi uma idéia com que fiquei ontem). Aborto despenalizado sim e com ajudas do Estado, mas só nos casos de pobreza extrema... Existem outras prioridades (doentes crónicos, em fase terminal, etc); há que ter em conta que o Serviço Nacional de Saúde não é propriamente a nona maravilha do mundo e por isso existem lacunas graves que necessitam de injecção de capital. E deveria haver um nº limite de abortos. Acho mesmo que se poderia laquear as trompas a mulheres que interrompem uma gravidez mais de "x" vezes, para proteger a integridade física das mesmas.. posso parecer bárbara, mas não vejo solução mais eficaz.

Não concordo que despenalizar o aborto o banalize. Pelo contrário, acho que o número de abortos ilegais ou realizados no estrangeiro nos levam a mudar a lei. Quer queiramos, quer não, continuarão a existir abortos e manter a lei que está em vigor seria mera hipocrisia. Seria fechar os olhos a milhares de ocorrências, desde que tenham lugar em estabelecimentos clandestinos ou estrangeiros.
Em relação ao direito à vida, pouco tenho a dizer. Para mim, a vida humana começa no momento da concepção, mais bracinho, menos bracinho. Não é isso que está em causa, caso contrário também teriamos de pôr em causa os abortos efectuados legalmente neste pais em caso de violação ou má formação do feto. Está em causa sim, uma realidade à qual temos de fazer face. O nº de abortos diminuirá no dia em que este país tiver planeamento familiar e educação sexual. Enquanto o primeiro ponto tem dado alguns passos, o segundo permanece tabu. Escandaloso não é falar de sexo numa escola, mas sim praticar sexo "inseguro" e engravidar por falta de conhecimento ou consciência.
Precisamos de formar consciências num estado laico.

Fotos do fim-de-semana

o grupo

cerveja a mais


antes do disparate


depois do disparate


Fotos de alguns momentos do fim-de-semana (cortesia do menino do menino do Ó)

segunda-feira, outubro 30

Aos nove meses

A minha relação chegou a uma idade bonita: 9 meses.
(este fim-de-semana foi só festejar)

Deixo ficar algumas características aplicadas aos nove meses de idade. A de pedir jantar não me é estranha.. :P A brincar, a bricar o que quero mesmo dizer é que me fazes muito feliz :) te amo.


Utilizando-se de móveis, puxa a si mesmo para levantar.
Senta sozinho e se estica para alcançar um brinquedo sem cair toda hora.
Consegue apanhar um objecto suspenso ou uma bola rolada na direção dele.
Suas mãozinhas são mais hábeis e os movimentos são mais pensados e variados.
Começa a fazer sinais, levantando os braços para ser pego e batendo com a colher para pedir o jantar.

Este blog não é a mesma coisa...


... se não tiver fotos "especiais" da Sónia & Companhia!

Fim-de-semana em grande

Fui de novo para Alcaria da Serra, uma terra simpática e calma. O pretexto foi o aniversário do menino que não tem meio termo e a chegada foi celebrada com um banquete de moamba...! Nunca tinha comido e fiquei adepta! (Décio, agradece à tua mãe)

Já te dei os parabéns pessoalmente, mas fica aqui um beijinho cibernético ao aniversariante. Desejo-te coisas boa, muita força e felicidade.

quarta-feira, outubro 25

Esforços

Tenho-me esforçado por "endireitar" a minha vida... Por azar, coincidiu a crise económica nacional. Quem vive por sua conta e risco, sabe quão difícil pode ser poupar numa época em que as nossas despesas aumentam e as receitas não. Eu, que nunca liguei ao IVA, às taxas disto e impostos de selo daquilo, que gastava por impulso, noto que mesmo gastando substancialmente menos do que se gastaria há um ano atrás, pouco consigo poupar... É desmotivante... Acredito que um esforço colectivo pode tirar o nosso país da crise e torná-lo mais competitivo, mas tal como acontece entre as duas partes num contrato, em que existem direitos, deveres, contrapartidas etc., também eu gostaria de me sentir assegurada. Gostava que uma reforma fosse levada a cabo até ao fim. Gostava que o que é dito agora fosse válido daqui a um ano...

Não me importo de fazer sacrifícios, afinal de contas trata-se da minha nação. Desde que exista uma compensação colectiva no fim. Resultados. Senão tudo se transforma numa perda de tempo, em puro masoquismo.A única coisa que me anima neste momento (falo enquanto cidadã), é o referendo para a despenalização do aborto porque acredito que desta vez o resultado vai ser diferente.

sexta-feira, outubro 20

Só pra dizer que te Amo,
Nem sempre encontro o melhor termo,
Nem sempre escolho o melhor modo.

Devia ser como no cinema,
A língua inglesa fica sempre bem
E nunca atraiçoa ninguém.

O teu mundo está tão perto do meu
E o que digo está tão longe,
Como o mar está do céu.

Só pra dizer que te Amo
Não sei porquê este embaraço
Que mais parece que só te estimo.

E até nos momentos em que digo que não quero
E o que sinto por ti são coisas confusas
E até parece que estou a mentir,
As palavras custam a sair,
Não digo o que estou a sentir,
Digo o contrário do que estou a sentir.

O teu mundo está tão perto do meu
E o que digo está tão longe,
Como o mar está do céu.

E é tão difícil dizer amor,
É bem melhor dizê-lo a cantar.
Por isso esta noite, fiz esta canção,
Para resolver o meu problema de expressão,
Pra ficar mais perto, bem mais de perto.
Ficar mais perto, bem mais de perto.

Clã

quinta-feira, outubro 19

A pedido da Cláudia...


Uma foto em Madrid só contigo, por supuesto!

segunda-feira, outubro 16

Fragmentos de Madrid
















Rescaldo do fim-de-semana

Contrariamente ao que esperava, adorei o fim-de-semana. Excedeu todas as minhas expectativas...! O grupo era simpático e unido, não houve confusões nem histórias, deu para nos divertirmos, beber, dormir e gastar pouco dinheiro. Excusado será dizer que berrei desalmadamente nas montanhas russas e cheguei a pensar em entregar a minha alma ao Criador porque não sairia viva dali! Só tenho pena de não ter conhecido Madrid em si, mas fiquei com vontade de voltar, por isso terei outras oportunidades.
Por enquanto não tenho fotos, mas em breve deixarei aqui algumas. A melhor sensação que trouxe de lá foi a de que as pessoas com quem trabalho se tornaram um género de família. e descobri que berrar faz bem para libertar o stress!

sexta-feira, outubro 13

O Thiago referiu uma coisa com a qual me identifico. Ultimamente, só tenho postado coisas que não são da minha autoria.. ok, falta-me tempo e o facto de aceder à net no emprego não facilita a inpiração nem me predispõe para a partilha de coisas minhas... ao contrário do meu vizinho, não pondero tornar o blog privado, mas não deixo de sentir este espaço menos meu. E não sei se é impressão minha mas a comunidade bloguense (a que costumo visitar, pelo menos) parece-me estagnada.

Tenho pena... criei este espaço para me sentir em casa e sinto falta de deixar pedaços de mim aqui. Obrigava-me a exercitar mente e alma, permitia-me partilhar... Eram pequenos nadas que tornavam o dia-a-dia melhor.

terça-feira, outubro 10

Olé!

No próximo fim-de-semana rumo para Espanha com os colegas da empresa, mais precisamente para Madrid... Vamos ver como corre. Falta-me vontade e energia. Pareço uma velha, mas é o que sinto.

quarta-feira, outubro 4

Amigos

Mal nos conhecemos
Inauguramos a palavra amigo!
Amigo é um sorriso
De boca em boca,
Um olhar bem limpo
Uma casa, mesmo modesta, que se oferece.
Um coração pronto a pulsar
Na nossa mão!
Amigo (recordam-se, vocês aí,
Escrupulosos detritos?)
Amigo é o contrário de inimigo!
Amigo é o erro corrigido,
Não o erro perseguido, explorado.
É a verdade partilhada, praticada.
Amigo é a solidão derrotada!
Amigo é uma grande tarefa,
Um trabalho sem fim,
Um espaço útil, um tempo fértil,
Amigo vai ser, é já uma grande festa!

Alexandre O'neill

"Shame On Me"

I know you wanna talk
And tell me about your day
But i keep wandering off

Oooh how your hair...
falls in front of your face
While you try to keep it up

I've always paid attention to your point of view
But now i want to focus on the rest of you
Shame on me wanting you
The way i fantasize about
What i'd give, what i'd do
I just want to work you out
Times like this I'm so glad that you can't read my mind
Shame on me another time

Please dont walk away
I'm only drifting 'cause you look so good tonight
Now that we're alone it's so hard to listen
You know you got me mesmerized

I've always paid attention to your point of view
But now i want to focus on the rest of you

Shame on me wanting you
The way i fantasize about
What i'd give, what i'd do
I just want to work you out
Times like this I'm so glad that you can't read my mind
Shame on me another time

I've always paid attention to your point of view
But now i want to focus on the rest of you

Shame on me wanting...

Ryan Cabrera

segunda-feira, outubro 2

Nada de novo

A minha vida é um tédio... Só vos poderia falar da minha relação e de trabalho, algo de que gosto muito e que que me ocupa muito tempo, respectivamente. De resto, só tenho a dizer que cada vez mais mais estou farta de pessoas. Só dão chatices.