sexta-feira, setembro 30

Saudades

Muitas. da minha mãe e da minha mana. Gosto muito de vocês.

quinta-feira, setembro 29

Filmes vs Livros

AVISO: quem não leu/viu "Uma casa no fim do Mundo" , não leia este post.

Estou a ler "Uma casa no fim do Mundo", de Michael Cunningham, depois de ter visto o filme... Ontem fiz uma corrida contra o tempo; de cabeça mergulhada no livro e rodeada pelo mais absoluto silêncio, espreitava ocasionalmente para o relógio que me dizia já serem horas de dormir... quando gosto do que estou a ler, como agora, não consigo ouvir música. Na minha cabeça ecoam as vozes dos personagens, os sentimentos, uma janela que se parte... é se me sentasse para ouvir as confidências de um amigo de phones no ouvido. faz-me confusão. De uma maneira geral, coloco a música e os livros em universos paralelos, dependendo do quanto me prendem. Adiante... queria chegar à parte em que Bobby e Clare dormem juntos, por ser uma das cenas que mais me emocionou no filme. Cheguei à conclusão que a interpretei de maneira completamente diferente. A partir daí entrei no sprint final, li na diagonal para chegar a outra cena de que gostei muito e que não existe sequer no livro (aquela em que Jonathan se olha ao espelho e vê manchas). O problema está lá, mas contado de maneira diferente. Sei que uma adaptação cinematográfica de um livro não é uma réplica fiel. Diverte-me este jogo do "descubra as diferenças". Ao ver o filme senti-me uma espectadora emocionada; ao ler o livro sinto que entro dentro da cabeça das personagens.

PS - não tem nada a ver com o post. Mas sou uma mulher de palavra e pouco juízo, que não resiste a uma provocação. Pita, amo-te loucamente! lol

quarta-feira, setembro 28

Surpresas

Foi uma das surpresas mais bonitas que já vi. À beira mar, de noite, quatro tochas acesas, uma toalha no centro, espumante, bolo caseiro e compota de framboesa da avó. E amigos. Tudo organizado com muito carinho pela cara metade do aniversariante. A principio tive medo da conjugação fogo/vento; imaginava que o meu cabelo ia pegar fogo, queimaduras de terceiro grau, etc. também tinha medo que nos tomassem por uma seita qualquer. Felizmente, nada disso aconteceu.
Só me resta deixar um beijo, grande, ao aniversariante :)


Eles andem aí...



(eu, a giraça. Cassilda, a cozinheira. Erica com é, A vegetariana)

..., os vegetarianos. E conseguem que um grupo oito pessoas jante soja porque UMA pessoa é vegetariana. Até estaria disposta a reclamar, não fosse o facto de ter gostado do jantar e da companhia. É incrivel a mudança que o nosso palato sofre. Detestava sopa, bacalhau, se me falassem em peixe crú faria certamente uma expressão de nojo e desconhecia a existência de sojas, tofus e afins... Quem me viu e quem me vê!

segunda-feira, setembro 26

Há dias em que não vale a pena tirar-me fotos

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com

O amor da minha vida

Depois de palmilhar esta Terra durante um quarto de século, encontrei-o finalmente... Não há palavras que consigam expressar o quanto gosto dele; quem esteve comigo desde sexta já o tocou; gosto muito, muito dele, embora demore uma eternidade a escrever uma mensagem. Aqui vai uma das primeiras fotos tiradas com o meu mais-que-tudo (blog meu, haverá pessoa mais superficial que eu?)

Image hosted by Photobucket.com

sexta-feira, setembro 23

Nem sempre me incendeiam o acordar das ervas e a estrela
despenhada de sua órbita viva.

- Porém, tu sempre me incendeias.
Esqueço o arbusto impregnado de silêncio diurno, a noite
imagem pungente com seu deus esmagado e ascendido.

- Porém, não te esquecem meus corações de sal e de brandura.

Herberto Helder

quinta-feira, setembro 22

Piercings

Nunca fui adepta... nem sequer tenho as orelhas furadas. Mas depois da noite de ontem, cheguei à conclusão que faz muito sucesso.

VOU FAZER UM PIERCING NO MAMILO!

terça-feira, setembro 20

Procuram-se

Voluntários devidamente munidos de King Kard para irem comigo ao cinema.

Não me lembro da última vez que o usei. Suspeito que o meu subconsciente recalcou a existência do cartão maravilha; tudo terá a ver com a foto surpresa que a menina do Monumental fez questão de me tirar com uma webcam - quem me conhece sabe que eu DE-TES-TO que me tirem fotos - assassinando assim o esplendor da minha beleza natural. quem olha para ali vê uma pessoa banal com cara de parva. Não sou eu.

E por falar em fotos, consultem o fotolog da Joana para verem o drama, o horror, a tragédia que pode acontecer a uma jovem que se distrai no computador e deixa uma frigideira de óleo aquecer demais. Isto é dito em tom de brincadeira, mas acabou por ser um susto valente... As melhoras para as queimaduras nos braços e mãos, pita.

Remédio para o mau humor

- trocar mensagens sem nexo e com muita piada;

- cozinhar às escuras porque a luz da cozinha fundiu (ou faz mau contacto, ainda não percebi. se bem me conheço, esperam-me muitas refeições confeccionadas às escuras até que faça alguma coisa a este respeito):

- fazer uma guerra de nicks no msn (esqueçam as food fight!);

- ter junto de nós pessoas que nos queiram bem.

segunda-feira, setembro 19

Botão off

Encerro em mim alguém que não reconheço; triste, de uma tristeza profunda, irracional, não desejada e imposta por ninguém; vagueia de vazio em vazio sem sair do mesmo sítio; não pertence a lado algum, porque parte antes mesmo de chegar. carrega a dor imensuravel de coisíssima nenhuma...

Alguém me mostra o botão off da minha cabeça?

Believe

Bravely I look further than I see
Knowing things I know I cannot be, not now
I'm so aware of where I am, but I don't know where that is
And there's something right in front of me and I

Touch the fingers of my hand
And I wonder if it's me
Holding on and on to Theories of prosperity
Someone who can promise me
I believe in me

Tomorrow I was nothing, yesterday I'll be
Time has fooled me into thinking it's a part of me
Nothing in this room but empty space
No me, no world, no mind, no face

Touch the fingers of my hand and tell me if it's me
Holding on and on to Love, what else is real
A religion that appeals to me, ohI believe in me

Can you turn me off for just a second, please
Turn me into something faceless, weightless, mindless, homeless
Vacuum state of peace

On and on and on and on and on and on and on and on
I believe in me
On and on and on and on and on and on and on and on
I believe in me

Wait for me, I'm nothing on my own
I'm willing to go on, but not alone, not now
I'm so aware of everything, but nothing seems for real and
As long as you're in front of me then

I'llI watch the fingers of our hands
And I'm grateful that it's me
Holding on and on and on and on and on and on and on and on and on and on
I believe in me

I'm willing to go on but not alone, not now
I'm so aware of everything

K's Choice - "Believe"

sexta-feira, setembro 16

As minhas meninas


(Jantar de Natal da empresa no ano passado (sim, aqui temos por hábito fazer essas "mariquices": Eu, Carla e Sónia)


Apresento-vos a Sónia e a Carla, duas meninas que têm de me aturar todos os dias, quer queiram, quer não...! Trabalhamos juntas há algum tempo, com muito gosto. A Sónia é a minha "meistra" por excelência, ensinou-me quase tudo o que sei fazer aqui, e tem a paciência de ouvir os meus desabafos e dar-me conselhos. A Carla, apesar de trabalhar aqui há menos tempo, rapidamente se tornou alguém com quem consigo conversar e trocar impressões sobre... bem, sobre tudo e mais alguma coisa, na verdade. São duas pessoas que conhecem o valor de palavras como companheirismo, e proporcionam um optimo ambiente na empresa. Tendo em conta que muitas vezes o emprego se torna a nossa primeira casa, penso que conseguem compreender a importância de trabalharmos ao lado de pessoas que nos fazem sentir bem.
Um grande beijinho para vocês

Proximidade

Posso olhar para ti, através de ti, por ti, através de ti.
Posso pôr a mão no teu peito e sentir o teu coração a bater.
Posso até ler os teus pensamentos, prever as tuas atitudes, saber o que vais dizer a seguir.
Mas nunca poderei olhar pelos teus olhos,
sentir pelo teu coração
e saber verdadeiramente o que sentes quando te toco a pele
ou como a música
ou os cheiros
se espalham pelo teu corpo.

Ouves o que nunca te disse? É porque estamos próximos.

Ana Teresa Silva

(Já postei vários textos desta autora, mas nunca agradeci quem me emprestou o livro dela, "Dizer-te":obrigada, Tânia)

quinta-feira, setembro 15

Eu cumpro sempre o que digo


Conheço alguém que vai ficar muito chateada comigo...! Paixão, tu és sempre linda, mesmo quando fazes estas caras!!

COMUNICADO


Serve o presente post para informar que a partir de agora enceitei um estilo de vida zen! Todos os amigos, conhecidos, companheiros de borga e afins estão determinantemente proibidos de me convidar para saídas à noite que se estendam para além das duas horas da manhã; de me incitar ao consumo de bebidas alcoolicas; estou disponivel para uma ida ao cinema, um serão entre amigos, passeios pela praia e coisas desse estilo...

quarta-feira, setembro 14

Lisboa
















Uma tarde (bem) passada no miradouro da Graça. Lembrei-me de levar lá a Joana, que diz sempre pouco ou nada conhecer de Lisboa (ainda tenho de te levar ao cinema Londres, vais adorar as cadeiras!). Quem me passou este gosto pela capital, pelos seus recantos, miradouros lugares típicos.. bref, quem me levou a ver Lisboa com outros olhos foi o Thiago (decididamente, hoje é o teu dia) quando me levou ao elevador de Santa Justa, passeou comigo pelos Bairros Alto e de Santa Catarina de dia, entre outras coisas. E agora dou comigo a querer que outros conheçam o encanto da cidade que já sinto ser minha. A ideia do passeio foi minha, a "reportagem fotográfica", comme d'habitude, da Pita.

Obrigada, Thiago

Este post é para ti, pelos mimos e cuidados que me deste ontem. É tudo muito fácil quando se está bem...! Fico feliz por saber que tenho tenho na pobreza e riqueza, na alegria e na tristeza, na doença e na saúde. Beijos de gratidão

PS - a comida estava óptima!

sexta-feira, setembro 9

Quase

Um pouco mais de sol - eu era brasa,
Um pouco mais de azul - eu era além.
Para atingir, faltou-me um golpe de asa...
Se ao menos eu permanecesse aquém...

Assombro ou paz? Em vão... Tudo esvaído
Num grande mar enganador de espuma;
E o grande sonho despertado em bruma,
O grande sonho - ó dor! - quase vivido...

Quase o amor, quase o triunfo e a chama,
Quase o princípio e o fim - quase a expansão...
Mas na minh'alma tudo se derrama...
Entanto nada foi só ilusão!

De tudo houve um começo ... e tudo errou...
— Ai a dor de ser — quase, dor sem fim...
Eu falhei-me entre os mais, falhei em mim,
Asa que se elançou mas não voou...

Momentos de alma que,desbaratei...
Templos aonde nunca pus um altar...
Rios que perdi sem os levar ao mar...
Ânsias que foram mas que não fixei...

Se me vagueio, encontro só indícios...
Ogivas para o sol — vejo-as cerradas;
E mãos de herói, sem fé, acobardadas,
Puseram grades sobre os precipícios...

Num ímpeto difuso de quebranto,
Tudo encetei e nada possuí...
Hoje, de mim, só resta o desencanto
Das coisas que beijei mas não vivi...

Um pouco mais de sol — e fora brasa,
Um pouco mais de azul — e fora além.
Para atingir faltou-me um golpe de asa...
Se ao menos eu permanecesse aquém...

Mário Sá Carneiro - Quase

Semana

Resumo da semana: uma pontinha de insonias, concerto da Mariza (não ouvi quase nada, mas conversei imenso com a Rita, que já não via há algum tempo), almoço com Roy (que já não via há MUITO tempo), regresso ao stress do trabalho, sushi e mais sushi (fiquei retida num restaurante japones à hora de almoço porque me esqueci da carteira... enfim), preparação para mais uma reunião da Ex Aequo com os putos da 'nha vida!

segunda-feira, setembro 5

Leve

Leve, leve, muito leve,
Um vento muito leve passa,
E vai-se, sempre muito leve.
E eu não sei o que penso
Nem procuro sabê-lo.

Leve -Alberto Caeiro

Mistinguette enrumé

Haverá maior contrasenso que estar constipada no Verão? Para mim, não! Já estou assim há duas semanas e não há sinal de melhoras...! Nariz entupido e calor são coisas que não combinam...

sexta-feira, setembro 2

Dia não

Se me oferecessem o mundo numa bandeja de prata responderia, maçada, que não me apetece, que estou cansada, que não chega...!

Porque

Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão.
Porque os outros têm medo mas tu não.

Porque os outros são os túmulos caiados
Onde germina calada a podridão.
Porque os outros se calam mas tu não.

Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros são hábeis mas tu não.

Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam mas tu não.

“No Tempo Dividido e Mar Novo” - Sophia de Mello Breyner Andresen

My ever changing moods

Daylight turns to moonlight - and I'm at my best
Praising the way it all works - gazing upon the rest
The cool before the warm
The calm after the storm
I wish to stay forever - letting this be my food
But I'm caught up in a whirlwind and my ever changing moods
Bitter turns to sugar - some call a passive tune
But the day things turn sweet - for me won't be too soon
The hush before the silence
The winds after the blast
I wish we'd move together - this time the bosses sued
But we're caught up in the wilderness and an ever changing mood
Teardrops turn to children - who've never had the time
To commit the sins they pay for through - another's evil mind
The love after the hate
The love we leave too late
I wish we'd wake up one day - an' everyone feel moved
But we're caught up in the dailies and an ever changing mood

Evil turns to statues - and masses form a line
But I know which way I'd run to if the choice was mine
The past is knowledge - the present our mistake
And the future we always leave too lateI wish we'd come to our senses and see there is no truth
In those who promote the confusion for this ever changing mood

My ever changing moods - Style Council

quinta-feira, setembro 1

(Ana) Rita


(o grupo do secundário: eu, Rita, Maria e Thiago)

Ontem foi o jantar de despedida da Rita; a Rita é minha amiga, amigona, desde o secundário, altura em que fomos colegas de carteira. Desse tempo guardamos todos boas recordações e não resistimos a recordá-las a cada vez que nos encontramos. Passados todos estes anos, continuam a fazer-nos rir e sorrir (o Thiago que caía contantemente das escadas, as gargalhadas que dávamos sempre que a prof de história dizia "penetração do homem branco no continente africano", os meus óculos de massa horrivéis, a pancada da Maria pela música "Abandonada" e tantas outras coisas). A Maria lembrou-se de trazer fotos de dessa altura e o auge da noite foi foram as nossas tentativas de simular as fotos tiradas em casa do Thiago há oito anos atrás, com a ajuda dos pais dele.

Não fosse o facto de o Zé ser boa pessoa e fazer a Rita muito feliz, não lhe perdoava levar para longe de nós a Ritinha... Torço que tudo corra bem com vocês e exijo que me dês noticias tuas e mandes muitas fotos! Gosto muito de ti e desejo-te tudo de bom :) beijos